A História da Animação

01-10-2020

No início do cinema mudo já havia resquícios da animação. O primeiro desenho animado é um curta-metragem de Émile Reynaud, criador do praxinoscópio. O praxinoscópio é um aparelho que projeta em uma tela imagens desenhadas sobre fitas transparentes. Inicialmente foi feito de caixas de biscoito e um único espelho. 


(Praxinoscópio.)


Apesar do sucesso dos filmes de Reynaud, demorou algum tempo até que a animação fossem adaptada para a indústria cinematográfica. O pioneiro do cinema Georges Méliès, ocasionalmente, usou animações de objetos em seus filmes.


Com a evolução das animações, o tempo de produção diminuiu e logo essa vertente ganhou muito espaço nas telonas. Para matar a saudade desses incríveis feitos audiovisuais, listamos alguns. Quem aí conhece? 


Você sabia que a primeira animação de “Branca de Neve e os Sete Anões” foi produzida em 1937? O clássico desenho da Disney não só é um marco para a história da animação, mas para a do cinema como um todo. Quando foi lançado, teve a maior bilheteria de um filme com som, e foi também o primeiro longa de animação colorido. 


(Cena do filme Branca de Neve e os Sete Anões.)


Mais um queridinho, é “Toy Story”. Além de ser o primeiro filme feito inteiramente com computação gráfica, a produção da Pixar elaborou um novo modo de fazer animação levando em consideração toda uma nova tecnologia. 


(Pôster de Toy Story.)


Outro grande clássico da animação é “Pinóquio”. O filme animado chegou às telonas em 1940 e é baseado no romance “As Aventuras de Pinóquio”, do italiano Carlo Collodi. Walt Disney teve participação efetiva na concepção da versão animada de Pinóquio, e também criou o grilo falante: personagem que agregou carisma a história. 


(Cena do filme Pinóquio.)


Seria inaceitável deixar “Rei Leão” de fora dessa lista. Essa superprodução é, durante décadas, uma das mais aclamadas animações do mundo do cinema. Chegou às telonas em 1994, levando para casa duas estatuetas do Oscar. Desde então, vem ganhando novas versões e o coração de todos que assistem há mais de duas décadas. 


(Cena do filme Rei Leão.)



O início do século XXI ficou marcado por “Monstros S/A”, outro clássico do gênero de animação. Produção de uma parceira da Pixar e Disney, o desenho também levou para casa o Oscar de melhor canção original e já ganhou uma sequência incrível. 


(Cena do filme Monstros S/A.)



O filme “Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica” os irmãos elfos trouxeram uma viagem fascinante em busca da magia de um mundo fantástico. 


(Pôster do filme Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica.)


A lista de animações é enorme e a vontade de assistir todos novamente também. E essa lista só está aumentando, você viu o que vem por aí? 


“Bob Esponja: O Incrível Resgate” vem com tudo em uma aventura fascinante no fundo do mar. Durante sua busca para resgatar seu companheiro Gary, Bob e Patrick fazem novas amizades que vão deixar essa jornada ainda mais interessante. 


(Pôster do Filme Bob Esponja 3.)


Em 2022, o longa “Homem-Aranha no Aranhaverso” ganha uma sequência. Ainda não temos muita informação sobre o próximo filme, mas se tivermos de base o primeiro, essa produção promete ser sensacional. 




O CineA já está preparado para receber essas visitas animadas nas telonas.

Notificações

Ver todos notificações