Cinema 3D - Como Surgiu

28-09-2020

Os primeiros testes de imagens tridimensionais  foram feitos em estereoscópios em 1890. O estereoscópio é um instrumento destinado à visualização de fotografias e imagens para serem vistas de pontos diferentes e mais detalhados, no qual permite ver efeitos de relevo nas imagens. Sua construção é simples. São utilizados espelhos, lentes e prismas. Foi assim que tudo começou.


A primeira exibição tridimensional no cinema foi em Abril de 1953 com o filme “A casa de Cera”. De lá pra cá muita coisa  mudou. Com as evoluções tecnológicas, o estereoscópio tridimensional chegou ao que temos hoje, o 3D Digital. 


(Pôster A Casa de Cera)


Esse 3D é um novo e grande passo adiante e entrega ao espectador a sensação de estar participando do filme. A tecnologia elimina as limitações anteriores do cinema tradicional, garantindo uma experiência visual com uma qualidade desconhecida até então. 


No Brasil, o 3D digital explodiu nos anos 2000 e em pouco tempo os charmosos óculos que acompanham as sessões 3D, passaram a ser os queridinhos do público. Foi um período de grande movimentação do cinema e o novo formato se popularizou com a estréia do filme “Avatar”.

O filme “Avatar” teve a sétima maior arrecadação em um primeiro final de semana da história do cinema e a maior para um filme original, que não é adaptação ou sequência.

A crítica diz que “Avatar” é uma inovação em termos de tecnologia cinematográfica devido ao seu desenvolvimento com visualização tridimensional e gravação com câmeras que foram feitas especialmente para a produção do filme. Sendo assim, um marco para o cinema 3D. 


(Avatar Pôster)


Você se lembra do primeiro filme 3D que assistiu no cinema? 

A experiência imersiva e incomparável de estar em uma sala de cinema, com cheiro de pipoca, uma poltrona confortável, diante de uma tela enorme e equipado com incríveis óculos 3D, faz com que você se torne um personagem do próprio filme. Poderíamos descrever cada detalhe aqui pois parece que foi ontem que entramos no cinema e escolhemos nosso lugar preferido para assistir um filme. Essas lembranças trazem pra você um frio na barriga? Bateu saudade? 


Se ainda não teve a experiência 3D, não se desespere que dá tempo! Tem filmes quentinhos saindo do forno para te proporcionar esse momento incrível. 

Se prepare que “Mulher Maravilha” vem com tudo e em 3D.  Para você perder o fôlego, James Cameron, diretor do filme Avatar, prometeu deixar todo mundo de queixo caído com uma nova tecnologia a ser apresentada na estreia de “Avatar 2”. 


(Pôster Mulher Maravilha 1984)


(Pôster Avatar 2)


Já percebeu que o conteúdo é pesado, não é? Então aguarde aí que o Cine A está trazendo tudo isso e muito mais. Você merece a qualidade A.

Notificações

Ver todos notificações