Sociedade. E o cinema com isso?

21-09-2020

Conflitos sociais estão presentes em nossas vidas o tempo todo. Questões como saúde, educação e política são levantadas e problematizadas a todo momento. Mas e o cinema com isso?


O cinema é uma ferramenta para além do entretenimento. Um ambiente que consegue reunir pessoas de todas as idades, etnias, crenças e posicionamentos em uma única sessão. Ele serve como um caminho para dissipar informações, instigar pensamentos e até mesmo promover manifestos. 


A relação entre cinema e educação por exemplo, excede o meio formal de educar. Desde os primórdios das produções cinematográficas, produtores e diretores de cinema o consideravam como uma poderosa ferramenta para instrução, educação e reflexão humana. 


O cinema também tem relação direta com a história. Ele pode ser considerado, nos dias de hoje, uma fonte primordial e inesgotável para o trabalho historiográfico. A partir de uma fonte fílmica e da análise dos discursos e práticas cinematográficas, esses relacionados aos diversos contextos contemporâneos, os historiadores podem apreender de uma nova perspectiva a própria história do século XX e da contemporaneidade.


Claro que existe uma relação despretensiosa de entretenimento, que é quando você assiste a um filme por pura diversão ou distração. Em antemão, temos que considerar que diversos filmes abordam temáticas morais, sociais e atuais. Faz com que as pessoas que os assistem, se conscientizem e sejam informadas sobre diversos aspectos.



Talvez seja essa a eficácia do cinema no que diz respeito a sociedade. O cinema é um meio acessível de informação e comunicação, ele atinge classes sociais distintas e pessoas com gostos diferentes, desde os mais clichês até os mais peculiares, alcançando uma linguagem universal. 


O CineA se preocupa tanto em proporcionar entretenimento e diversão para o público, quanto em disponibilizar informações, problematizações e servir de fonte de conhecimento para todos. O cinema é um feito incrível e precisa de uma qualidade A para que a história não pare por aqui.

Notificações

Ver todos notificações